Home

Silvia Taioli

E-mail

Silvia TaioliPaulistana, Silvia Taioli é engenheira química, e iniciou na sinuca por influência do pai, Luiz Carlos Cordeiro. Jornalista e redator da Folha de São Paulo nos anos 50, Luiz é adorador do esporte e, enquanto esperava o fechamento da edição noturna do jornal, jogava sinuca com os colegas de redação, num bar em frente ao trabalho.

Incentivada pela mãe, e seguindo os passos do pai, Silvia começo sua aventura no esporte antes considerado só para homem. Como tudo que faz na vida, não demorou a se destacar nas mesas por todo o País.

Aliás, essa é uma característica da família, já que a irmã Carla, também se destaca como campeã de Kart.


Agora, a luta da jogadora é para a inclusão da sinuca nas Olimpíadas, já que, desde 2008, o jogo foi reconhecido como modalidade olímpica pelo Comitê Olímpico Internacional. Outro desejo dela é obter patrocínio para que possa disputar torneios internacionais e mostrar que a modalidade é realmente um esporte chique, elegante e sofisticado, além de aberto para pessoas de todos os sexos e idades.

Se agora a sinuca é reconhecida em todo mundo, por muito tempo o esporte foi reduzido aos fundos dos botequins, isso fez com que sofresse certos preconceitos, chegando a ser confundido como apenas uma prática de lazer. Entretanto, em 1988, o Conselho Nacional de Desportos reconheceu o jogo e, a partir daí, os clubes transformaram seus discretos salões em pontos nobres e centrais. Seguindo essa tendência, o que se viu foi um crescimento enorme da presença feminina no esporte, inclusive, no interesse por cursos de sinuca exclusivos para as mulheres, no qual Silvia é pioneira.


A Silvia hoje:

• Campeã Brasileira de Sinuca Feminina;

• Tetra- Campeã Paulista de Sinuca Feminina;

• Árbitra da Confederação Brasileira de Sinuca;

• Instrutora de sinuca nos melhores clubes e salões de SP;

• Comentarista de sinuca da ESPN Internacional;

• Ex- diretora do Departamento Feminino e membro da comissão técnica da FPSB;

• Autora da apostila “Instrução Básica de Sinuca”;

 

Compartilhe

Technogenics

Aulas de Sinuca

Tenha aulas de sinuca com quem entende do assunto.

Galeria Silvia Taioli

Twitter

Acompanhe a Silvia no Facebook